Loading...
Fundada em 1o. de Março de 2011, na sede da Sociedade Cearense dos Criadores em Fortaleza/CE, a Associação dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador do Ceará (ACCMMCE), é uma Associação civil, sem fins lucrativos, oficializada junto à ABCCMM (Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Mangalarga).
São objetivos principais de nossa associação:
a) incentivar a criação e a utilização do Cavalo Mangalarga Marchador, visando o aprimoramento e melhoria da raça; b) congregar pessoas físicas e ou jurídicas que no Estado do Ceará, se dediquem às atividades relacionadas com a criação do Cavalo Mangalarga Marchador; c) realizar, isolada ou conjuntamente, com setores governamentais ou entidades privadas, exposições, feiras, seminários, convenções, conferências e congressos, concursos relacionados com o Cavalo Mangalarga Marchador; d) patrocinar e receber patrocínios de provas zootécnicas e funcionais, no sentido de promover e divulgar as qualidades e aptidões do Cavalo Mangalarga Marchador; e) fomentar a criação e a utilização de cavalos da raça, auxiliando e orientando os novos criadores e usuários; f) proporcionar assistência técnica aos seus associados; g) colaborar com os poderes públicos em ações voltadas para o desenvolvimento da eqüinocultura no Ceará.
Também presente e atuante nas Redes Sociais, possui perfil no Instagram (@accmmce).
Estamos de braços abertos para recebê-lo em nossa associação. Utilize nosso formulário de contato ou nossas redes Sociais caso tenha alguma dúvida ou deseje se associar.
Fundada em 16 de julho de 1949, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) é uma entidade civil sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para fazer o registro genealógico oficial dos animais da raça Mangalarga Marchador.
Maior entidade de criadores de equinos de uma mesma raça na América Latina, a ABCCMM funciona, desde Janeiro de 2002, em sede própria, localizada em terreno de mil m² de área construída, na Avenida Amazonas, nº 6.020 – Parque da Gameleira, Belo Horizonte (MG), CEP 30.510-000 – telefax (31) 3379-6100. A entidade possui também três andares no Edifício Bom Destino, no Centro de Belo Horizonte, à Rua Goitacazes, 14.
Desde 1997, a ABCCMM mantém home-page na internet para uma melhor comunicação com seus associados e colaboradores, através do endereço eletrônico: www.abccmm.org.br. Diariamente o site recebe cerca de 30 mil acessos.
Também presente e atuante nas Redes Sociais, possui perfil oficial verificado no Faceboook e no Instagram (@abccmmoficial). Na página do Instagram contabiliza-se 139 mil seguidores e no Facebook, 62 mil seguidores. Já em seu canal oficial do Youtube, possui 106 mil inscritos.
Em 2009, passou a produzir o programa televisivo Mangalarga Marchador TV (MMTV), transmitido aos domingos, pelo Canal Rural, de 19h às 20h. A ABCCMM possui, ainda, uma revista oficial. A publicação, de circulação nacional, direcionada aos associados está em sua 89ª edição.
Atualmente, a ABCCMM reúne mais de 18 mil associados ativos. Com 70 núcleos e associações regionais de criadores espalhados em todo o Brasil, o Mangalarga Marchador tem representações oficiais também no exterior, Alemanha, Itália, Estados Unidos e Argentina.
Entre Copas de Marcha e Exposições, são realizados, anualmente, mais de 250 eventos oficiais pelo país, além de 350 leilões (remates presenciais e online). A cada mês de julho, a ABCCMM promove a maior exposição de equinos de uma mesma raça na América Latina. Com participação de mais de 1.600 animais, a Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador é considerada o maior evento privado da capital mineira. Durante a mostra passam pelo Parque da Gameleira mais de 200 mil visitantes.
Em 19 de maio de 2014, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.975, que declara “a raça de cavalos Mangalarga Marchador, a raça nacional”. O projeto de lei foi de autoria do criador e deputado federal, Arthur de Oliveira Maia da Silva. Mais que uma demonstração de reconhecimento, o novo título representou uma importante conquista do setor, pois a iniciativa ajuda na promoção e fomento da raça. Com grande representatividade no cenário do Agronegócio nacional, o Mangalarga Marchador possui plantel de 645 mil animais. A raça alimenta 40 mil postos de trabalho diretos e gera cera de 200 mil empregos indiretos no campo.